Vestibular, vestibular 2009, pre vestibular, provas vestibular, pré vestibular

passe no vestibular

ProUni tem mais de 46 mil bolsas ociosas

Posted by blogye25 em junho 30, 2008

Uma das principais vitrines da política educacional do governo Lula, o ProUni (Programa Universidade para Todos) amarga uma sobra de 46.623 bolsas oferecidas, o correspondente a 39,2% do total.

O programa permite que alunos carentes estudem em instituições de ensino superior privadas com bolsa integral ou parcial (de 25% ou 50%).

Em troca, as universidades ganham isenção de tributos. Se elas tiverem dívidas com a União, podem parcelá-las em até dez anos a juros da taxa Selic (12,75% ao ano), menores do que as de um banco privado.

No último processo seletivo do programa, para o segundo semestre de 2008, foram oferecidas 118.871 bolsas, mas apenas 72.248 candidatos foram pré-selecionados. Eles tiraram a nota mínima do Enem para pleitear uma bolsa (45 pontos), mas, para obter a vaga, terão de comprovar renda familiar per capita menor do que três salários mínimos. Ou seja, as vagas ociosas podem aumentar.

Quase todas as bolsas não utilizadas são parciais (94%). Boa parte (45%) é de ensino à distância –“modalidade que requer recursos tecnológicos que, muitas vezes, os candidatos a bolsa não possuem, como computador, acesso à internet em banda larga e possibilidade de deslocamentos periódicos aos pólos [presenciais]”, afirma o Ministério da Educação, ao justificar a sobra.

A maior parte das bolsas, integrais ou parciais, não-preenchidas (88%) são aquelas que as instituições oferecem a mais do que o número exigido pela lei – uma bolsa para cada 10,7 estudantes pagantes. Essas não têm impacto sobre o cálculo da isenção de tributos.

Se forem considerados os cursos, a sobra de bolsas se concentra em administração (12%), ciências contábeis (9%), pedagogia (9%), turismo (7%) e economia (6%). Essas áreas tiveram também o maior número de bolsas oferecidas.

O percentual de bolsas não-preenchidas neste ano é similar ao verificado em 2007. A proporção de bolsas ociosas foi de 33% no primeiro semestre do ano passado –em maio de 2007, os números parciais divulgados pela Folha já indicavam uma sobra de 10,6% das vagas– e de 40% no segundo. Em 2008, foi de 29% no primeiro semestre e, no segundo, no mínimo de 39%.

Medidas e críticas

Os novos números mostram o insucesso de medidas anunciadas em 2007 para estimular e facilitar as adesões ao programa. Entre elas, o aumento do prazo de pagamento, de uma vez e meia o tempo de duração do curso para o dobro de tempo – antes, um curso de quatro anos era pago em seis anos e agora pode ser quitado em oito.

Especialistas apontam como razão para a sobra de vagas a dificuldade de encontrar alunos que atendam aos dois pré-requisitos – a nota mínima no Enem e o limite de renda.

Roberto Leher, do departamento de fundamentos da educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e crítico do ProUni, diz que não houve, em paralelo com o programa, uma política para melhorar o ensino médio e reduzir a evasão dos estudantes carentes.

“A seletividade social do ensino médio não se alterou. Nos primeiros anos, o ProUni atendeu uma demanda reprimida. Agora, ela em parte foi coberta, e o numero de alunos que conclui o ensino médio dentro do nível de renda é muito baixo”, diz. “Foi alterada a porta, mas não o caminho até a porta.”

Ryon Braga, da consultoria Hoper, aponta a renda como o maior obstáculo. Segundo ele, além da bolsa, os candidatos precisam comprar livros e pagar transporte, por exemplo.

O MEC criou uma bolsa-permanência de R$ 300 mensais, mas, no primeiro semestre de 2007, apenas 4% dos selecionados foram considerados aptos a recebê-la – o critério é ter bolsa integral e estar matriculado em curso com ao menos seis horas de aula diárias.

NÃO DEIXE DE VER:

Cartão de inscrição será enviado até 18 de agosto

3 Respostas to “ProUni tem mais de 46 mil bolsas ociosas”

  1. […] ProUni tem mais de 46 mil bolsas ociosas. Escrito por blogye25 Arquivado Universidades ·Etiquetas: biblioteca unesp, biblioteca usp, candidato vaga unesp, Comvest, comvest unicamp, concurso unesp, concurso unicamp, cursos da unicamp, cursos da usp, dac unicamp, direito usp, dissertação, eca usp, economia unicamp, economia usp, educação usp, email usp, Enem, escola politécnica da universidade de são paulo, faculdade de direito da universidade de são paulo, faculdade de direito da usp, faculdade de direito usp, faculdade de educação usp, faculdade de medicina da usp, faculdade unesp, faculdade unicamp, faculdade usp, fau usp, fc unesp, fcm unicamp, fea usp, fsp usp, Funcamp, fuvest, geografia, greve unesp, greve unicamp, inclusão na educação, inclusão no brasil, isenção unesp 2008, isenção unicamp, jornal da unicamp, logo usp, medicina unicamp, medicina usp, mestrado unicamp, mestrado usp, ocupacao usp, poli usp, poli usp br, pos graduação, pos graduação usp, programa de inclusao, programas de inclusao, prova da unicamp, prova unesp, prova unicamp, provas anteriores, provas de vestibular, provas unicamp, PUC, quimica usp, redacao, reitoria usp, são paulo, sistemas usp, sistemas usp br, site da unesp, site da unicamp, site da usp, site unicamp, site usp, teses unicamp, teses usp, uerj, ufba, ufes, uff, ufmg, ufpe, ufpr, ufrj, ufsc, ufscar, UNESP, unesp 2006, unesp 2007, unesp 2008, unesp araçatuba, unesp araraquara, unesp bauru, unesp botucatu, unesp com br, unesp marília, unesp meio de ano, unesp prudente, unesp rio preto, unesp sp, UNICAMP, unicamp 2008, unicamp br, unicamp campinas, unicamp com br, unicamp cursos, unicamp engenharia, unicamp sp, universidade catolica de são paulo, universidade cidade de são paulo, universidade da cidade de são paulo, universidade de sao paulo, universidade de são paulo usp, universidade do estado de são paulo, universidade estadual, universidade estadual de, universidade estadual de são paulo, universidade estadual paulista júlio de mesquita filho, universidade federal de são paulo, universidade federal de são paulo unifesp, universidade metodista de são paulo, universidades publicas, USP, usp 24, usp br, usp com br, usp cursos, usp download, usp leste, usp net, usp online, usp org, usp sao paulo, usp sp, vestibular, vestibular da unesp, vestibular da unicamp, vestibular da usp, vestibular simultâneo, vestibular unesp, vestibular unesp 2007, vestibular unesp 2008, vestibular unicamp, vestibular unicamp 2007, vestibular unicamp 2008, vestibular usp, vestibulares, vestibulares simultaneos, www unesp, www unesp br, www unesp com br, www unicamp, www unicamp br, www unicamp com, www unicamp com br, www usp, www usp br, www usp com, www usp com br, www usp gov br […]

  2. antõnio de sousa campos said

    prestei o enem acertei mais de 60% e não ganhei a porcaria da bolsa do pró une e o governo anuncia sobra, ora esse enem,pró une isso deve ser marmelada política,propaganda enganosa e vou entrar no ministério publico com uma ação contra esse engano.presidente lula pare de gastar no horário nobre da globo e mande entregar minha bolsa integral e eu sou baixa renda, baixa não mínima.governe esse país com responsábilidade, nós merecemos.

  3. antõnio de sousa campos said

    eu acertei mais de 60% no enem,cadastrei no pró une,sou rena baixam posso comprovar,me matriculei no curso de direito rezando para ser sortiado eu eminha filha, e não apareceu bolsa nenhuma, estamos devendo mais de cinco mil reais para A FACULDADE DE DIREITO de Ituverava,se tem bolsa sobrando e não é só propaganda então mande para nós por favor ou teremos que parar de estudar,não temos como pagar, não conseguiremos fazer a rematricula.

Deixe um comentário